05/02/2018
Anticorrosivo

ANTICORROSIVO VCI

Inibidor Volátil de Corrosão 

Um material metálico, ou contendo componentes metálicos, se não for adequadamente protegido durante suas etapas de fabricação, estocagem ou transporte, pode sofrer corrosão antes mesmo de sua utilização. Quase sempre, a corrosão metálica está associada à exposição do metal num meio no qual existem moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.

Modos de proteção contra a corrosão são adotadas atualmente com intuito de garantir a qualidade dos materiais fabricados, podemos citar como exemplo algumas famílias de inibidores voláteis na forma sólida ( VCI ). Estes podem ser inseridos em uma matriz polimérica através da fabricação de aditivos concentrados, que por sua vez são utilizados em forma de Masterbatch para a fabricação de filmes plásticos para embalagens.

O principio básico de funcionamento do aditivo anticorrosivo VCI é reagir com a superfície metálica onde os vapores desses sais se condensam e são hidrolisados pela umidade presente, causando a liberação de íons e a formação de filme protetor, essa camada de filme protetor impedirá o ataque de agentes oxidantes, sendo que, caso ocorra a formação de gotículas de água sobre a superfície da peça, a transferência de elétrons do metal para o meio é evitada, mantendo-se as características da peça metálica.

Os inibidores voláteis da corrosão (VCI), além da proteção do material metálico que está contido no mesmo, conferem ao meio onde está inserido uma proteção físico-química contra a corrosão.

Após a peça ser hermeticamente embalada com filme VCI, sem que haja contato com oxigênio, estima-se uma proteção à corrosão de até 1 ano.

Produto Cristal Master, código 40.000 AN – MB ANTICORROSIVO VCI, aplicação 4%.

 

VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO ADITIVO ANTICORROSIVO VCI :

- Não ocorre deposição de materiais sobre a superfície metálica;

- Não requer processor de limpeza posterior;

- Simplicidade de aplicação: flexibilidade;

- Oferece resistência química e mecânica;

- Migração do VCI para qualquer cavidade e local da peça metálica;

- Neutralização da corrente de corrosão.

 

PRECAUÇÕES:

- Após a peça metálica ser embalada e a atmosfera inerte estar estável, não se deve abrir a embalagem, pois acarretará na perda da funcionalidade do aditivo.

- Deve-se tomar cuidado com cantos vivos no momento do ensaque da peça, a presença de furos e rasgos inibe a formação a atmosfera e do filme protetor.

- Após a fabricação da peça, a mesma deve ser isolada de agentes oxidantes imediatamente, pois o aditivo tem como função inibir oxidações futuras, mas caso a peça já estiver iniciado o processo de oxidação, o aditivo não surtirá o efeito desejado.

- Data de validade do produto 40.000 AN em embalagem fechada: 1 ano.

- Validade do produto final, filme, depois de produzido com o VCI: Se o filme estiver protegido por uma embalagem secundária, o tempo de durabilidade até ser utilizado pode ser de até 1 ano.

- Durante o processamento produto pode liberar gases de odor irritante, porém não tóxico.